segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Inverno da Alma

- Nós temos pelo menos um pouco do mesmo sangue. Isso não quer dizer nada? Não é o que dizem por aí? (Ree Dolly)
- Você não tem um homem para cuidar disso não? (Merab)
- Não, senhora, não tenho. (Ree Dolly)


Em diferentes momentos da vida a maioria das pessoas enfrentam alguma dificuldade que lhe exige uma reação radical. É aquele momento em que a crise provoca mudanças irreversíveis. Ree Dolly (Jennifer Lawrence), a protagonista do filme, vive exatamente este momento. A jovem de dezessete anos precisa tomar decisões rapidamente, pois o futuro da sua família depende da sorte das suas ações.

Com um desempenho que lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz, Lawrence nos apresenta uma jovem, que apesar de aparentemente sensível e frágil, faz o que está ao seu alcance para manter a moradia da família.

Seu pai, um homem que nem sempre andava de acordo com a lei, usou a casa e as terras da família como fiança para sair da cadeia. Assim, Ree Dolly terá apenas alguns dias para impedir que seus irmãos pequenos e sua mãe doente sejam expulsos da propriedade. Sem ter a quem recorrer, Dolly passa a investigar o paradeiro do pai, porém o silêncio e os segredos são valores que superam a amizade ou laços familiares naquela região.

Um filme que revela peculiaridades das remotas regiões escondidas por trás das florestas norte americanas. Lugares em que a lei do mais forte ás vezes prevalece. Nos mostra também a garra e determinação de uma jovem - como muitas que nos cercam diariamente - para proteger sua família em um momento em que era ela que precisava de proteção.

Este filme deve ser visto não só porque foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor roteiro Adaptado, mas também  porque possui um drama muito comum à vida real, e principalmente, porque é uma ótima oportunidade para apreciar o belo trabalho da garota que brilhou este  ano em JogosVorazes.


Título original: ( Winter´s Bone )
Lançamento: 2010, (EUA)
Direção: Debra Granik
Atores: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Garret Dillahunt, Lauren Sweetser
Duração: 100 min.
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Olá Marcos, não gostei de jogos Vorazes, mas por tudo que li em relação a Inverno da Alma espero um drama denso e revelador. Há muito quero ver esse longa e agora seu texto me lembrou disso!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!