terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Batman Begins

- O que o espera? (Bruce Wayne)
- Justiça. Os criminosos se beneficiam da tolerância da sociedade compreensiva. (Ducard)


O último filme da trilogia de Christopher Nolan (Batman – The Dark Knight Rises) será lançado em breve aqui no Brasil, e os fãs deste super-herói estão ansiosos para revê-lo, principalmente após o bem sucedido trabalho do referido diretor nos filmes anteriores: Batman Begins e Batman – O Cavaleiro das Trevas. Os trailers que povoam a net e as salas de cinema já dão uma amostra do que vem por aí, e pelo visto promete muito.

Nolan acertou em cheio nos primeiros minutos de Batman Begins, pois estes são fundamentais para entendermos a história deste personagem, principalmente para quem não o acompanha nas Histórias em Quadrinhos. Nesta parte do filme percebemos a origem dos medos e sentimentos de raiva, e posteriormente, justiça que guiam a trajetória do senhor Bruce Wayne até o nascimento do Batman.

Um poço escuro e repleto de morcegos, o assassinato dos pais quando ainda era criança e o severo treinamento com Ducard (Liam Neeson) em um país distante serviu para moldar o senhor Wayne (Christian Bale), mas aquilo que parecia ser apenas a busca por vingança logo abriria espaço para algo mais nobre: o estabelecimento da justiça. O retorno a Gotham City e o reencontro com pessoas consideradas importantes, como o mordomo Alfred (Michael Caine), a amiga de infância Rachel Dawes (Katie Holmes), e mais tarde, aliados como o Sargento James Gordon (Gary Oldman ), um dos poucos policiais que não foi seduzido pela corrupção que domina a cidade, além do fiel amigo de Thomas Wayne ( pai de Bruce),  Lucius Fox (Morgan Freeman), responsável pelos aparatos tecnológicos indispensáveis ao Homem Morcego. De uma forma ou de outra todas estas pessoas estarão do lado de Batman na luta contra a criminalidade em Ghotam, principalmente porque Falcone  (Tom Wilkinson ) chefe do submundo do crime têm grande parte das autoridades sob seu poder, além de uma instável aliança com um desequilibrado psicofarmacologista, o famoso Espantalho (Cillian Murphy).

Além de oferecer uma boa dose de diversão e agradar os fãs do super-herói, Batman Begins também consegue apontar alguns limites éticos que cercam a desenfreada busca por justiça, pois a linha que a diferencia da vingança pode ser muito tênue.


Título original: (Batman Begins)
Lançamento: 2005 (EUA)
Direção: Christopher Nolan
Atores: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman.
Duração: 134 min
Gênero: Aventura

Um comentário:

  1. O inicio da trilogia de Nolan marca uma fase de resgate do Batman em suas origens, sombrio, complexo (que teria virado palhaçada com Joel Shumacher) como um Hamlet transfigurado, mas compenetrado em inspirar as pessoas...como todo bom herói.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!