sábado, 25 de junho de 2011

Os Homens Que Encaravam Cabras

"você ficaria surpreso com a quantidade de coisas neste filme que são verídicas". (prólogo)


Um elenco de peso foi reunido para contar uma estória bastante estranha para o nosso mundo real, e para não perder tempo, aproveitaram também pra fazer uma crítica ao belicismo norte-americano. Este é o mais novo empreendimento de George Clooney, sempre no estilo “assista, pois você não perderá seu tempo”. Porém alertamos que mesmo sendo uma comédia, nem tudo é engraçado, mesmo que quase tudo seja estúpido. Um filme na linha do muito bom Queime Depois de Ler, só que um pouco mais sério, engajado e menos engraçado.

Ewan McGregor faz o jornalista Bob Wilton que após levar um fora da mulher tenta provar que pode fazer algo perigoso, corajoso, que não é um babaca, então resolvi cobrir a Guerra do Iraque. É assim que conhece Lyn Cassady (George Clooney), membro de uma unidade especial do exército norte-americano. Lyn foi treinado por Bill Django (Jeff Bridges), responsável pelo treinamento de soldados que possuíam habilidades paranormais. O objetivo era formar um exército capaz de usar seus poderes especiais em combate, formar os supersoldados ou jedis. Nesta unidade de soldados paranormais (Exército de Terra Nova) havia também o Larry Hooper (Kevin Spacey) um desafeto de Lyn e muito ambicioso, que muitas vezes se distanciava dos ensinamentos pacíficos do chefe Bill Django.

A verdade é que Bob foi parar no Iraque com Lyn, um cara que diz ser Jedi e ter poderes paranormais. Passam por estranhas situações: perigosas e cômicas, inclusive matar cabras apenas com a força do olhar, ou então, curtir uma viagem provocada por LSD junto com todo um pelotão.

É nos pequenos detalhes que percebemos a crítica do filme a guerra do Iraque: a unidade hippie no exército, ao mesmo tempo em que prega uma mensagem de paz ridiculariza o exército e sua rígida estrutura. Os métodos de guerra do Exército da Terra Nova nada hostis, típico da mensagem hippie, também revelam a vontade voraz dos militares em descobrir novas técnicas de combate, de guerra, por mais estranhas e estúpidas que pareçam, aliás, até as técnicas hippies, no fim, se tornaram bastante letais e sinistras. Ou seja, se o espectador não estiver atento pode pensar que Clooney aderiu à comédia tipo paspalhão, o que até não deixa de ser, porém a mensagem anti belicismo é clara e interessante.


Título original: (The Men Who Stare at Goats)
Lançamento: 2009 (Reino Unido, EUA)
Direção: Grant Heslov
Atores: George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges, Kevin Spacey.
Duração: 94 min
Gênero: Comédia

Um comentário:

  1. Ainda não tive oportunidade de assistir, mas fiquei curioso desde a primeira vez que li sobre a estranha história.

    Abraço

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!