domingo, 26 de junho de 2011

Entrevista Com o Vampiro

“Posso odiar Lestat. A propósito, não posso odiar você, Louis. Louis, meu amor, eu era mortal até Você me dar seu beijo imortal. Você se tornou minha mãe e meu pai, e assim eu sou seu para sempre.” (Cláudia)


Talvez este tenha sido o grande último filme em que os vampiros ainda guardavam um pouco daquilo que Bram Stoker criou em Drácula. Baseado no livro homônimo de Anne Rice (que também participa do roteiro), este filme relata, entre outras, a crise existencial do vampiro Louis de Pont de Lac (Brad Pitt). Através de uma entrevista ao repórter Daniel Malloy (Christian Slater) este vampiro conta sua jornada, sua vida recheada de rancor e sofrimento. Sentimentos estranhos a um vampiro mortal por natureza. Louis foi vampirizado por Lestat a mais ou menos duzentos anos, um vampiro orgulhoso, que não media esforços para mostrar sua força, impulsivo e até inconsequente. Lestat não compreendia a crise existencial de Louis, como poderia existir um vampiro com espírito humano? Quem sabe esta tenha sido a razão que o levou a transformar a garotinha Claudia (Kirsten Dunst) em vampira e presenteá-la a Louis. Contudo, este gesto fazia nascer mais um ser condenado ao sofrimento, pois Cláudia envelheceu, mas estava presa aquele corpo de menina. Porém, a amizade de Louis e Cláudia se fortalecia a contra gosto de Lestat.

Outro ícone de Hollywood que faz parte do elenco é Antonio Banderas interpretando o vampiro Armand, talvez o mais velho da espécie. Quem sabe já tenha vivido tempo suficiente para se livrar de qualquer crise existência, mas que ainda assim não era capaz de responder as angustias de Louis. Armand estaria entre Lestat e Louis, não possuía remorso por ser um vampiro e se alimentar de sangue humano, ao mesmo tempo que não agia por impulso e inconsequência, conforme o criador de Claúdia. Quem sabe, se não fosse vampiro, Armand seria o super-homem nietzscheano.

Mesmo sendo um filme não tão velho, com certeza é considerado referencia entre os títulos relacionados a vampiros. É profundo, possui diálogos intensos que mostram três estados de um ser que, por ser imortal, poderia ser o mais feliz dos seres, mas conforme percebemos em Louis e até mesmo em Cláudia, não é. Além disso, também tem muitas cenas de ação, trilha sonora, elenco invejável (talvez os altos cachês não permitam mais que Pitt, Cruise e Banderas estejam novamente em um mesmo filme) e efeitos especiais. Filme obrigatório, principalmente para quem aprecia o tema vampiro.


Título original: (The Vampire Chronicles)
Lançamento: 1994 (EUA)
Direção: Neil Jordan
Atores: Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Stephen Rea.
Duração: 122 min
Gênero: Suspense

9 comentários:

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!