terça-feira, 31 de maio de 2011

Os Falsários

Esqueça as circunstâncias por um momento – somos só nós.  (General da SS)


Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) é muito bom no que faz, ou seja, falsificar. Porém, talvez, tivesse nascido na época errada e no lugar errado, ou quem sabe, com o dom certo no lugar certo. Durante a Segunda Guerra Mundial o judeu Salomon vivia como se nada tivesse acontecendo ao seu redor, curtia muito as custas das inúmeras falsificações que fazia, entretanto, após ser preso pelos guardas nazistas da SS, e ser levado para o campo de Concentração de Sachsenhausen, sua vida e de muitas outras pessoas mudariam bastante.

Famoso por seus trabalhos nada honestos não demorou muito para os nazistas encontrarem uma utilidade para aquele judeu, foi assim que teve início a Operação Bernhard, responsável por derramar mais de 130 milhões de libras falsas na economia inglesa. Hitler, com derrotas sucessivas no campo de batalha, montou um verdadeiro grupo de especialistas com objetivo de confeccionar moedas falsas dos países inimigos: a libra e o dólar. Com isso, além de levantar dinheiro para cobrir gastos com a guerra, ainda provocaria uma crise na economia daqueles países.

São dois os principais eixos do filme: o primeiro não poderia deixar de ser o Holocausto por si só, já abordado inúmeras vezes pelo cinema, mas que sempre consegue nos emocionar; um perfeito retrato do quão irracional pode ser as ações do homem principalmente quando faz uso do discurso nacionalista. O outro eixo é o ético, ou seja, como poderia Salomon - com o intuito de salvar a própria vida - trabalhar para os nazistas? Pior, fornecer lhes instrumentos capaz de aumentar seu poder? Fortalecer os alemães significaria mais judeus presos, mais campos de concentração, mais sofrimentos. Porém, Os Falsários não faturou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro de 2008 por acaso, as motivações do protagonista, ou suas certezas, dilemas e angustias não estão claras ou tão bem perceptíveis assim. Neste filme nos deparamos com vários dramas, não apenas o vivido por Salomon, mas também os dos outros judeus envolvidos naquela operação. 

O resultado final da Segunda Guerra é conhecido de todos nós, contudo o desfecho da História de um dos maiores falsários de todos os tempos, você só saberá assistindo o filme, ou então, lendo o livro The Devil's Workshop, de Adolf Burger, um dos prisioneiros que trabalhou naquela oficina de falsificação. 


Título original: (Die Fälscher)
Lançamento: 2009 (Áustria, Alemanha)
Direção: Stefan Ruzowitzky
Atores: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Martin Brambach.
Duração: 98 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!