sexta-feira, 6 de maio de 2011

127 horas

- Gente, e se essa rocha se mover? (Kristi)
- Está aqui a milhares de ano, não vai se mover. (Megan)
- Claro que vai, todas as coisas se movem, tomara que não seja hoje. (Aron)


É muito comum encontrarmos algumas frases chamativas nas capas de dvd´s. O objetivo é impressionar – ás vezes impressiona negativamente - aquele indeciso cinéfilo que passeia entre as prateleiras da locadora. Pois bem, este é o tipo de filme que você pode encontrar as seguintes frases ou palavras: “Inquietante!”, “Aterrorizante!” “Nos mostra o quanto pode ser forte a vontade de viver!”, “Um filme de tirar o fôlego!” É verdade, são dramáticas, eu sei, mas este é o objetivo destas poluidoras de capa. Porém, cabem muito bem a este longa que, merecidamente, recebeu seis indicações ao Oscar: melhor filme, ator, roteiro adaptado, trilha sonora, canção original e edição. E também seria justa uma indicação de melhor direção para Danny Boyle.

Aron Ralston (James Franco) é um jovem alpinista que não perde a oportunidade de se meter nas mais emocionantes aventuras. Em 2003 resolveu escalar os isolados desfiladeiros de Utah (EUA), e talvez, seu maior erro teria sido, como de costume, não avisar a ninguém para onde estaria indo. Após auxiliar duas garotas (Kate Mara e Amber Tambyn) perdidas, e mergulhar em uma piscina natural, Aron se despede das jovens e segue sua caminhada solitária. Já  movimentando-se sobre uma fenda, o alpinista, acidentalmente, move uma grande pedra que rola fazendo o perder o equilíbrio. A pedra cai sobre seu braço direito, deixando-o preso a parede do desfiladeiro. Inicialmente, sem ter a dimensão do acidente, Aron tenta movimentar a pedra, mas não obtém sucesso, e após perceber que em sua mochila não tinha nada de útil para aquela situação Aron percebe que estava em grande perigo. A medida que as horas passam e o jovem aventureiro ver a água e a comida chegarem ao fim, e prevendo um desfecho trágico, passa então a deixar mensagens para seus pais em sua câmera. Ao mesmo tempo relembra momentos felizes de sua vida em meio as alucinações cada vez mais fortes a medida que a morte se aproxima.

Já sem forças, o alpinista toma a decisão mais difícil de sua vida: amputar o próprio braço, pois talvez esta seja a única forma de tentar se salvar. São cenas fortes, e se você é sensível, seria prudente não assisti-las, principalmente porque se trata de uma história real. Porém, se és corajoso, não se arrependerá de assistir os 93 minutos de sofrimento de Aron. Mais uma vez James Franco nos apresenta seu potencial e nos presenteia com uma bela atuação.

Voltando as frases de capa: “Incrível!”


Título original: (127 Hours)
Lançamento: 2010 (Reino Unido, EUA)
Direção: Danny Boyle
Atores: James Franco, Lizzy Caplan, Treat Williams, Kate Burton.
Duração: 93 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!