segunda-feira, 7 de março de 2011

Santos Justiceiros

"Nunca deve se derramar sangue inocente, mas o sangue dos maus deve fluir como um rio." (Il Dulce)


Este é para quem aprecia um bom filme de ação, mas não aqueles filmes que só oferecem socos, balas e explosões, sem roteiro algum, tão bem representado por Os Mercenários. Se você procura um filme que lhe dê um pouco mais que tiros e explosões e frases de efeito, então aprecie: Santos Justiceiros.
Conta a estória de dois pacatos irmãos (Sean Patrick e Norman Reedus), descendentes de irlandeses e católicos fervorosos que por acaso acabam eliminando dois mafiosos em uma briga de bar. Acabam gostando do que fizeram e passam a fazer do trabalho de matar bandidos uma rotina. Não porque gostassem de matar, mas porque acreditavam estar fazendo um favor a humanidade e a Deus. Até aí tudo bem, nenhuma novidade no roteiro, mas em algum momento um integrante atrapalhado também entra  no negócio: David – o gozador ( Della Rocco), um entregador da máfia italiana que não  era tratado com o devido valor. E para coroar o elenco, surge o detetive Paul Smecker (Willem Dafoe) que estará a caça dos três, um policial muito esperto e capaz de desvendar as mais tenebrosas cenas de crime ao contrário dos seus colegas da delegacia. Certamente se fosse hoje, tendo em vista o grande número de indicados, Dafoe teria recebido pelo menos uma indicação ao Oscar por esta interpretação, pois está muito bom no papel. de um policial gay. Sem mencionar o outro sangrento matador que a máfia recorre para eliminar os irmãos: Il Dulce (Bill Coccolly), que só perdoa mulheres e crianças. Definitivamente, o palco está armado.
Um filme de rápidas cenas de ação com leves pitadas de comédia. Roteiro interessante - principalmente quando o plano dos justiceiros não acontece como o esperado. Cenas em câmera lenta que capturam o telespectador. E se você gosta de um debate pós filme, ainda há espaço para se discutir a dimensão ética da ação dos justiceiros, ou então, seria justiça o que eles faziam? E ainda: qual a relação entre preceitos religiosos e justiça?
Um longa para nos fazer lembrar como se faz um bom filme de ação.

Título original: (The Boondock Saints)
Lançamento: 1999 (Canadá/EUA)
Direção: Troy Duffy 
Atores: Willem Dafoe , Sean Patrick , Norman Reedus, David Della Rocco, Bill Coccolly
Duração: 103 min.
Gênero: Policial

Um comentário:

  1. Esse filme destaca a discussão ética por detrás dos meandros do sistema penal e da forma como a lei sucumbe ao poder. Colocar valores religiosos de forma fervorosamente adicionadas ao sistema ético (assim como muita bebida e farra)só poderia começar no dia St Patrick Day...essa é uma história que só pode ser contada por Irlandeses.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!