sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um Sonho de Liberdade

- Há lugares no mundo que não são feitos de pedra. Há algo dentro de nós que eles não podem tocar.(Andy)
- Do que está falando? (Red)
- De esperança. (Andy)
- Deixe me dizer uma coisa, amigo: a esperança é uma coisa perigosa. A esperança pode enloquecer um homem. Acostume se com essa ideia. (Red)


Existem filmes que por mais que você já tenha assistido, basta pôr os olhos em uma cena que não consegue mais parar de vê-lo. Recentemente me deparei com uma reprise de Um sonho de Liberdade, e como já tinha visto não tinha interesse em revê-lo, porém uma cena simples me chamou atenção, devido a grande performance dos atores, a profundidade dos diálogos a beleza da ambientação, tudo tão convincente, que parei pra ver, daí em diante não perdi mais os diálogos entre Morgan Freeman, Tim Robbins e Cia. Eis a beleza de um bom filme:  por mais que você já saiba o seu final ainda assim é seduzido por ele.
Baseado no romance de Stephen King, Um sonho de liberdade se debruça sobre injustiças, falcatruas, criminosos, sistemas carcerários, mas principalmente sobre a amizade e a esperança. Tudo gira em torno da amizade de homens inocentes ou não, condenados a cumprir pesadas penas na prisão. Amizades construídas a partir de sinceras relações de apoio; seja na socialização de conhecimentos ou em não deixar que o outro perca a esperança, mesmo quando ela está longe dos olhos.
Andy Dufresne (Tim Robbins), um banqueiro preso e condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa e seu amante. Na cadeia foi obrigado a usar seus conhecimentos para ganhar a confiança dos guardas e do Diretor do presídio, que por sinal soube usar muito bem seus conhecimentos. Não foi difícil fazer amizades com os demais presos, principalmente com Red (Morgan Freeman), mas sendo um homem de grandes esperanças, Andy não poderia ficar na cadeia por muito tempo, era preciso pôr em prática um plano pra sair daquele lugar.
Quem ainda não assistiu não sabe o que está perdendo, e quem já assistiu pode assistir novamente que não irá se arrepender.


Título original: (The Shawshank Redemption)
Lançamento: 1994 (EUA)
Direção: Frank Darabont
Atores: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler.
Duração: 142 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!