sábado, 12 de fevereiro de 2011

Território Restrito

"Pergunte a si próprio por que tanta gente arrisca tanto para cruzar nossas fronteiras." Max (Harrison Ford)


A crítica nacional não abraçou este filme, como é o caso de um dos mais importantes críticos de cinema brasileiros, Rubens Ewald Filho, que aponta em um fato dos bastidores como um dos motivos do fracasso do filme. Todavia, a não aprovação da crítica não significa que a película não mereça ser apreciada, pois o tema é interessante e a proposta também. O diretor, Wayne Kramer, pretendeu montar uma trama envolvendo várias estórias paralelas interligadas pelo mesmo tema: a imigração. Um projeto semelhante talvez, a Crash, no Limite e Babel, entretanto, o resultado final, concordando com os críticos, não foi semelhante, ainda assim, é um bom filme.
Conseguir entrar e trabalhar nos Estados Unidos é o principal sonho de muitas pessoas no mundo, e a forma ilegal de conseguir realizar este sonho ás vezes é a única possível. E, após dentro do território norte-americano, a aventura dramática ainda não tem fim, pois agentes estarão sempre na perseguição dos inúmeros imigrantes ilegais, e qualquer descuido pode significar o fim do sonho. Porém, ainda existem aqueles que tentam entrar legalmente através de uma autorização, mas que também sofrem igualmente, em virtude das constantes negativas. Sem mencionar as pessoas que construíram família, estabilidade, uma vida, porém ilegalmente, e após descoberto terão que ser deportados para sua terra de origem, que muitas vezes é uma região de guerra. O que estas pessoas estariam dispostas a fazer para conseguir realizar seus sonhos? Estes são exemplos dos vários dramas que o telespectador encontrará em Território Restrito, e apesar da “crítica oficial”, assistam, pois valerá à pena.


Título original: Crossing Over
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: Wayne Kramer
Atores: Harrison Ford, Ray Liotta, Ashley Judd, Jim Sturgess, Cliff Curtis, Summer Bishil, Alice Braga, Alice Eve, Jacqueline Obradors, Justin Chon
Duração: 113 min.
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!