domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita

"Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga" (Epílogo- Provérbios 28:1)


É difícil escolher o destaque deste filme, tendo em vista suas inúmeras qualidades. Temos o Jeff Bridges no papel do xerife Rooster Cogbum, sempre acompanhado de sua arma e um garrafa de uísque, sem mencionar a característica fala arrastada.  Já LaBoeuf (Matt Damon), seria o contra ponto ao velho bêbado: bem arrumado, sóbrio e buscando sempre cumprir a lei. A jovem Hailee Steinfeld, interpretando a órfã de pai, Mattie Ross, aproveitou bem a chance de trabalhar com os irmãos Coem e de contracenar com Jeff Bridges e Matt Damon, tão bem que garantiu uma indicação ao Oscar e certamente é uma das favoritas a levar a estatueta para casa. Steinfeld nos apresentou uma garota dotada de ousadia impressionante, mas sem deixar transparecer o natural receio e medo quando necessário. Porém, talvez isso tudo não fosse possível sem a perfeita direção dos irmão Coem: não trouxeram fórmulas novas e mirabolantes, fizeram apenas o necessário, o que esperávamos de um filme de faroeste, e ao cumprir a receita nos apresentou um ótimo longa. A trilha sonora, os diálogos, a fotografia, a escolha dos espaços, as cenas de ação, tudo montado perfeitamente.
Talvez seu maior defeito nem seja tão seu assim. É que em virtude da ausência de um filme extraordinário  entre os concorrentes ao Oscar este ano, naturalmente depositamos expectativas exageradas aos que temos, o que pode provocar uma espécie de decepção. Este filme é bom, mas foi tão comentado que parecia ser  a essência dos filmes de faroeste e, pelo contrário, é apenas um ótimo filme que vale a indicação ao Oscar, mas, como quase todos os outros concorrentes, ainda falta aquele detalhe.
De qualquer forma eu diria que se você não assistir Bravura Indômita (que teve sua primeira  versão no ano de 1969) perderá um dos mais bem feitos filmes do ano. Não deixe de acompanhar a aventura de Mattie Ross, Cogbum e LaBoeuf, através dos áridos campos do interior norte americano, sob sol e neve, na caçada ao cruel assassino Tom Chaney (Josh Brolin), responsável por tirar a vida do pai da jovem. Por fim, não perca as belas e clássicas tomadas de ação envolvendo atiradores montados em seus cavalos em rápida perseguição, ou suas falas arrastadas, suas armas sempre em punho, sobrevivendo em uma terra em que até um cadáver de um homem encontrado na estrada pode ser carregado e trocado por dois espelhos lá na frente.
Título original: (True Grit)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Atores: Hailee Steinfeld , Jeff Bridges, Matt Damon, Josh Brolin, Barry Pepper, Paul Rae, Elizabeth Marvel
Duração: 110 min.
Gênero: Faroeste

11 comentários:

  1. legal, nunca ouvi falar nesse filme x~

    xoxo*:


    http://sweetboldness.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. fILMAÇO ..TALVEZ O MELHOR DO ANO A GAROTINHA ESTÁ ÓTIMA COMO A FILHA QUE VAI VINGAR A MORTE DO PAI.

    VALEU

    WWW.POSPRETUDO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  3. Esse filme está concorrendo o Oscar! Vi o trailer ontem.

    Tem selo pr vc no meu blog. ;)

    ResponderExcluir
  4. Marcos, certa vez vc me propôs parceria entre os dois blogs e eu disse que não estava interessada naquele momento.
    Na verdade, eu não sabia direito do que se tratava e tive vergonha de perguntar. Cheguei a pensar que era troca de posts...
    A proposta ainda está valendo?

    Se não, tudo bem. Vou entender.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos,eu tô com uma ideia bem legal p/ um post especial,mas pra isso vou precisar da ajuda de alguns blogueiros,será que você poderia me ajudar?

    e-mail:blog10coisas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. estou doido para assitir este filme! Na primeira oportunidade concerteza eu vejo.

    www.muitoalternativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hey, tem um Meme pra você lá no meu blog, depois passa lá. www.meu-diario-imaginario.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Camile e Ana obrigado pelo Selo, em breve farei um post pra eles.
    Ana, ainda estou fazendo parcerias, ainda mais com seu blog que é muito interessante.
    Sweet, francisco e felipe, não sabem o que estão perdendo, assistam mesmo, pois é muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ese post me due uma ótima dica paar esse carnaval, heh
    acho que vou ver esse filme, eu ja tava a um tempo querendo saber como ele é.
    Muito bom o blog, e muito bem atualizado
    :)
    motivosingenuos

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!